Ainda não achou? Então digite o que você quer.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ubuntu 10.10 - Um outro ponto de vista

Sou usuário da distribuição Linux mais usada em todo o globo, Ubuntu. O Ubuntu vem sofrendo grandes transformações e melhorias durante as últimas versões, a saber: 9.04, 9.10, 10.04 e a última, recém lançada, 10.10. Você deve ter percebido que separei o conceito "transformação" do conceito "melhoria", que apesar de realmente serem distintos, normalmente são usados juntos quando todas as transformações são melhorias; o que não aconteceu no Ubuntu durante as últimas versões.
A última versão do Ubuntu que foi melhor em desempenho e recursos em relação à versão antecessora foi a 9.10, e foi melhor em quase todas áreas de atuação, como: descompressão de arquivos, inicialização, renderização de imagens e vídeos, etc.; em relação aos recursos também houve melhorias como a Central de Programas do Ubuntu, Ubuntu One, Messaging Menu, etc. Contudo, os grandes progressos de desempenho começam para por ai, e surge então a versão 10.04 Lucid Lynx, que negativamente, foi apelidada de Windows Vista do mundo Linux, por consumir mais recursos do computador e perder em praticamente todos os quesitos para a versão 9.10, segundo o site Phoronix em mais um de seus Benchmarks.
Alguns desenvolvedores e usuários do Ubuntu dizem que problemas como esse pode ser corrigido aumentando o período de desenvolvimento entre as versões do Ubuntu para entre 8 à 12 meses; outros dizem que isso poderia ser corrigido com mais investimentos por parte da Canonical e empresas parceiras, sendo a primeira opção mais viável.
Em 10 de outubro de 2010 foi lançada a versão 10.10 Maverick Meerkat, que teve amplos saltos na melhoria de recursos em relação ao Ubuntu 10.04 e a manutenção do desempenho, mas nada muito grandioso, todavia, suficiente para melhorias em relação à versão 10.04; ainda com essas melhorias a versão 9.10 continua sendo melhor em relação ao desempenho¹, mas essa diferença é mais sensível em computadores mais antigos, contudo, pode ser percebida em computadores novos.
O que quero dizer a vocês, é que o Ubuntu mesmo tendo alguns tropeços tem grandes saltos em relação a suas versões antecessoras e até mesmo em relação a outros Sistemas Operacionais, tornando o Ubuntu um dos S.Os    mais inovadores do mundo e uma das melhores alternativas ao Windows.

Por: Jorge Messa Junior

Referências: 1:Phoronix - http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1010_benchmarks&num=1

domingo, 21 de fevereiro de 2010

E depois que eu instalei Ubuntu?

A pergunta que todos iniciantes de Ubuntu devem fazer para si mesmos:
Instalei Ubuntu e agora?

Coloque ícones na área de trabalho, passo-a-passo no post anterior: Colocar ícones (pasta pessoal, computador e lixeira) na Área de Trabalho

Instalando programas indispensáveis:

Ubuntu restricted extras
Esse pacote instala codecs para reprodução de formatos como MP3, WMV, etc., java, flash, etc.

Para instalar no Ubuntu vá Aplicativos -> Adicionar/remover programas (versões anteriores à 9.10) ou Aplicativos -> Central de Programas Ubuntu (versões posteriores à 9.10), procure por Ubuntu restricted extras na caixa de busca e marque para instalar.

libdvdcss2
Esse pacote possibilita a reprodução de DVDs criptografados para determinadas regiões.
Para instalar digite alt e F2 juntamente:
 
Digite sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh e marque a opção Executar em um terminal:

Digite sua senha, não se assuste, pois não irá aparecer os caracteres, e aperte Enter. Pronto está instalado.

Colocar ícones (Pasta pessoal, Computador e Lixeira) na área de trabalho

No Windows você já deve estar acostumado com os ícones: Lixeira, Meu computador e Meus Documentos.
Na instalação do Ubuntu você deve ter percebido que não há esses ícones na Área de Trabalho, então vamos ensinar como colocá-los.
No teclado aperte juntamente as teclas alt e F2, deve aparecer isso:
 
Digite gconf-editor:
  
Clique em apps:
 
Clique em naulitus:
 
Clique em desktop e marque essas opções:
 
Pronto!

11 coisas que você precisa saber para iniciar no Ubuntu

Antes de instalar o Ubuntu é preciso saber e entender algumas coisas.

1. A Filosofia Ubuntu:

O Ubuntu tem a filosofia de sempre ser gratuito, trazer fonte de software gratuitos e de código aberto e de oferecer acessibilidade e as melhores traduções.


2 . O software livre:

Como dito anteriormente o Ubuntu tem o compromisso de trazer software livre em sua instalação, com isso alguns usuários terão que instalar alguns softwares adicionais como codecs (MP3, WMV, WMA, etc.), Plugins (FlashPlayer, Java, etc), e outros programas de código fechado que são de grande utilidade para as pessoas. Em breve estaremos realizando tutorias.


3. Versões:

O Ubuntu tem uma sistemática bem peculiar dos seus lançamentos, vamos tentar explicar. O ubuntu tem lançamento a cada 6 meses e cada versão é nomeada com o ano e o mês de lançamento, exemplo (4.10, 5.04, 5.10, 6.06, 6.10, 7.04, 7.10, 8.04, 8.10, 9.04, 9.10, 10.04, etc.), e também tem um codinome que a partir da versão 6.06 passou a seguir ordem alfabética. O codinome é formado por um adjetivo e um substantivo ambos iniciados com a mesma letra, exemplo (Hardy Heron, Intrepid Ibex, Jaunty Jackalope, Karmic Koala, Lucid Lynx, etc.).

Vamos falar do suporte: cada versão normal possui 18 meses de suporte e as versões LTS (Long Term Support) possuem 36 meses de suporte. Suporte é quando a mantedora de um software (que no caso do Ubuntu é a Canonical) oferece atualizações de segurança, correções de Bugs e traz novas funcionalidades.


4. Variantes:

Antes de falar das variantes vamos falar sobre os gerenciadores de janelas.

Os Gerenciadores de janelas são responsaveis pelo modo de como você vê e de como é o comportamento dos menus e janelas do seu sistema operacional. Os principais gerenciadores de janela são o Gnome, KDE e XFCE, cada um possui suas características.

As variantes oficiais do Ubuntu são: Ubuntu Desktop (que é para uso comum em Desktop e notebooks), Ubuntu Server (que é para uso em servidores), Ubuntu Netbook Remix (que é adaptado para netbooks), Kubuntu (que ao invés de usar Gnome como gerenciador de janelas usa KDE), Xubuntu (é voltado para máquinas antigas e usa XFCE), Edubuntu (que é voltado para ambientes educacionais, por conter ferramentas educativas) e o Lubuntu (que também tem foco em máquinas antigas, porém usa LXDE com Gerenciador de Janelas).
Acesse o site: Kubuntu Xubuntu Edubuntu Ubuntu (Desktop, Netbook e Server)

5. .deb
No Windows quando você vai instalar algum programa esse programa possui a extensão .exe, já no Ubuntu a extensão para instalar programas é .deb.

6. Antivírus
No Ubuntu não é necessário a instalação de antivírus, pois o Ubuntu é praticamente imune à vírus.

7. Suporte:
Quando você está com problemas no Ubuntu é fácil pedir ajuda, visite Suporte Pago (em inglês) para pagar por suporte, ou Fórum Ubuntu faça o cadastro e peça ajuda em um fórum gratuitamente.

8. Bugs:

O Ubuntu como não é um sistema perfeito, aliás não existe sistema perfeito, apresenta alguns problemas que são chamados de Bugs, esses bugs podem ser: fechamentos inesperados de janelas, programas de que não abrem, problemas com hardware, etc..

Você pode ser um beta tester ou seja usar versões ainda não lançadas em estado alpha e beta (essas versões não são recomendadas para máquinas de produção, por isso antes de instalar prepare-se para fazer um backup).

Essas versões podem ser encontradas em: http://www.ubuntu.com/testing, e para reportar um bug é preciso fazer uma conta em Launchpad


9. Como obter:

Primeiramente verifique se seu Computador apresenta os requisitos mínimos:

256 de ram para instalação em modo texto e 384 para live-cd;

4 GB de espaço em HD para a instalação.


Baixe o Ubuntu pelo Site do Ubuntu (em inglês)

Ou se você tiver internet lenta, peça um CD em: https://shipit.ubuntu.com/ (em inglês)

Passos para quem baixou:

Você terá baixado um arquivo com a extenção .iso, você precisará de um gravador CD, uma mídia CD-R (se possível de boa qualidade), e um programa que grave cds.


Instruções: 95/98/2000/XP/Server 2003/Vista


* Baixe e instale o Infrarecorder, um programa que queima imagens .iso livre e de código aberto

* Insira um CD virgem na unidade e selecione "Não fazer nada" ou "Cancelar" se um diálogo de execução automática aparecer.

* Abra o Infra Recorder e clique no botão "Write Image" ou "Escrever Imagem" (se estiver em português) na tela principal.*


* Alternativamente, você pode selecionar no menu "Ações" ou "Actions", então "Burn image" ou "Queimar ou Escrever Imagem" (dependendo da tradução do programa).

* Selecione a imagem do CD do Ubuntu (o arquivo no formato .iso que você baixou) que deseja usar e clique em 'Abrir'.

* Na caixa de diálogo, clique em 'OK'.

10. Alternativas de programas;

Provavelmente você usa programas no Windows que não possuem versão para o Ubuntu, então vamos citar programas que tem versões para o Ubuntu e alternativas.

Windows Live Messenger:
O Windows Live Messenger não possui versão para Ubuntu, porém existem alternativas:

* Amsn: Possui praticamente todos os recursos da versão oficial, porém não apresenta uma interface que se integra ao sistema tornando um pouco mais pesado do que as outra alternativas.
Para instalar no Ubuntu vá Aplicativos -> Adicionar/remover programas (versões anteriores à 9.10) ou Aplicativos -> Central de Programas Ubuntu (versões posteriores à 9.10), procure por amsn na caixa de busca e marque para instalar.



* Emesene: Não possui tantos recursos como o Amsn ou Windows Live Messenger, mas se integra com o Ubuntu e possui uma aparência agradável e está em constante atualização diferente do Amsn que demorou anos para lançar sua última versão estável. Para instalar no Ubuntu vá Aplicativos ->Adicionar/remover programas (versões anteriores à 9.10) ou Aplicativos -> Central de Programas Ubuntu (versões posteriores à 9.10), procure por emesene na caixa de busca e marque para instalar.

Skype:
No Skype há versão para o Ubuntu.
No site do Skype há uma versão para Ubuntu para baixar: http://www.skype.com/intl/pt/download/skype/linux/choose/
Baixe o arquivo com a extensão .deb e dê dois cliques e clique em instalar e depois é só digitar sua senha que você definiu na instalação do Ubuntu.


Photoshop:
O Photoshop não apresenta versão para Ubuntu.
Mas existe alternativa:

* Gimp: Com um estilo profissional e ferramentas também profissionais faz muito bem o papel do Photoshop no Ubuntu.
Gimp já vem instalado por padrão no Ubuntu. Se não estiver instalado. Para instalar no Ubuntu vá Aplicativos -> Adicionar/remover programas (versões anteriores à 9.10) ou Aplicativos -> Central de Programas Ubuntu (versões posteriores à 9.10), procure por gimp na caixa de busca e marque para instalar.

Microsoft Office:
O Microsoft office não apresenta versão para Ubuntu, mas há alternativa:

* OpenOffice.org: Que já vem incluso no Ubuntu.

Internet Explorer:
A microsoft não disponibiliza nenhuma versão do Internet Explorer para o Ubuntu porém há métodos de instalar programas do Windows no Ubuntu que estaremos ensinando nos próximos posts.
Contudo há alternativas:

* Mozilla Firefox: É o segundo navegador mais utilizado no mundo e tem as mesmas funções da versão para Windows. Já vem incluso no Ubuntu.

* Google Chrome: O navegador que está fazendo muito sucesso no mundo da tecnologia, e tem uma versão para o Ubuntu, que pode ser encontrada no próprio site do Google: Google Chrome Download, Baixe o arquivo com a extensão .deb e dê dois cliques e clique em instalar e depois é só digitar sua senha que você definiu na instalação do Ubuntu.

* Opera: Um navegador com muitas funções (muitas mesmo), há versão para Ubuntu em: http://www.opera.com/browser/download/,
Baixe o arquivo com a extensão .deb e dê dois cliques e clique em instalar e depois é só digitar sua senha que você definiu na instalação do Ubuntu.

Windows Movie Maker ou Windows live movie maker:
A microsoft não disponibiliza versão do Windows Movie Maker para Ubuntu, porém há alternativas:

*PiTiVi: não possui recursos como transições e efeitos, é bem simples e tem uma interface leve e que se integra ao sistema.
Para instalar no Ubuntu vá Aplicativos ->; Adicionar/remover programas (versões anteriores à 9.10) ou Aplicativos -> Central de Programas Ubuntu (versões posteriores à 9.10), procure por pitivi na caixa de busca e marque para instalar.

* OpenShot: Está praticamente em pé de igualdade com o Windows movie maker, apresenta bons recursos mas é um pouco mais pesado que o PiTiVi. Pode ser encontrado para baixar aqui: http://www.openshotvideo.com/2008/04/download.html
Escolhar o tipo de seu processador (32 ou 64 bits) e a versão de seu Ubuntu, primeiro baixe e instale o pacote: Python bindings for MLT e depois o pacote Download OpenShot.

Adobe Reader e Flash Player:
Ambos apresentam versões para Ubuntu. Há dois métodos para instalá-los pelo próprio Ubuntu: Para instalar no Ubuntu vá Aplicativos ->; Adicionar/remover programas (versões anteriores à 9.10) ou Aplicativos ->; Central de Programas Ubuntu (versões posteriores à 9.10), procure por flash e adobe reader na caixa de busca e marque para instalar, ou vá até o site da adobe e baixe o arquivo de extensão .deb, Flash: http://get.adobe.com/br/flashplayer/ e Adobe reader: http://get.adobe.com/br/reader/
Baixe o arquivo com a extensão .deb e dê dois cliques e clique em instalar e depois é só digitar sua senha que você definiu na instalação do Ubuntu.

Se não foi citado um programa que você gostaria de instalar no Ubuntu pesquise no próprio Ubuntu em Aplicativos ->; Adicionar/remover programas (versões anteriores à 9.10) ou Aplicativos ->; Central de Programas Ubuntu (versões posteriores à 9.10), ou visite sites de downloads como Baixaki, Superdownloads e Getdeb.

11. Dicas:
Procure sempre baixar programas para Ubuntu sempre no site oficial do desenvolvedor, pois lá estará sempre a última versão atualizada.