Ainda não achou? Então digite o que você quer.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ubuntu 10.10 - Um outro ponto de vista

Sou usuário da distribuição Linux mais usada em todo o globo, Ubuntu. O Ubuntu vem sofrendo grandes transformações e melhorias durante as últimas versões, a saber: 9.04, 9.10, 10.04 e a última, recém lançada, 10.10. Você deve ter percebido que separei o conceito "transformação" do conceito "melhoria", que apesar de realmente serem distintos, normalmente são usados juntos quando todas as transformações são melhorias; o que não aconteceu no Ubuntu durante as últimas versões.
A última versão do Ubuntu que foi melhor em desempenho e recursos em relação à versão antecessora foi a 9.10, e foi melhor em quase todas áreas de atuação, como: descompressão de arquivos, inicialização, renderização de imagens e vídeos, etc.; em relação aos recursos também houve melhorias como a Central de Programas do Ubuntu, Ubuntu One, Messaging Menu, etc. Contudo, os grandes progressos de desempenho começam para por ai, e surge então a versão 10.04 Lucid Lynx, que negativamente, foi apelidada de Windows Vista do mundo Linux, por consumir mais recursos do computador e perder em praticamente todos os quesitos para a versão 9.10, segundo o site Phoronix em mais um de seus Benchmarks.
Alguns desenvolvedores e usuários do Ubuntu dizem que problemas como esse pode ser corrigido aumentando o período de desenvolvimento entre as versões do Ubuntu para entre 8 à 12 meses; outros dizem que isso poderia ser corrigido com mais investimentos por parte da Canonical e empresas parceiras, sendo a primeira opção mais viável.
Em 10 de outubro de 2010 foi lançada a versão 10.10 Maverick Meerkat, que teve amplos saltos na melhoria de recursos em relação ao Ubuntu 10.04 e a manutenção do desempenho, mas nada muito grandioso, todavia, suficiente para melhorias em relação à versão 10.04; ainda com essas melhorias a versão 9.10 continua sendo melhor em relação ao desempenho¹, mas essa diferença é mais sensível em computadores mais antigos, contudo, pode ser percebida em computadores novos.
O que quero dizer a vocês, é que o Ubuntu mesmo tendo alguns tropeços tem grandes saltos em relação a suas versões antecessoras e até mesmo em relação a outros Sistemas Operacionais, tornando o Ubuntu um dos S.Os    mais inovadores do mundo e uma das melhores alternativas ao Windows.

Por: Jorge Messa Junior

Referências: 1:Phoronix - http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1010_benchmarks&num=1